anuncie-aqibaner_guia
 personal-info

Tempo

RSS

Cianorte News Cianorte News

Assine nossa Newsletter

Nome:

Email:



Educadores de Campo Mourão discutem processo de alfabetização em evento inédito
Qua, 27 de Junho de 2012 14:44
 “Fórum Municipal de Alfabetização e Letramento” acontece nesta sexta-feira, com palestras e minicursos
 
Educadores de Campo Mourão (PR) são convidados a refletir sobre uma das mais importantes temáticas que envolvem a Educação. Realizado pela primeira vez no País, o “Fórum Municipal de Alfabetização e Letramento” reunirá nesta sexta-feira (29) professores e gestores da rede municipal em palestras e minicursos oferecidos pelo Sistema de Ensino Aprende Brasil, da Editora Positivo, com apoio do município. O objetivo é estimular a discussão sobre as metodologias de alfabetização aplicadas em sala de aula.
 
A cerimônia de abertura acontece às 8h, no Salão Celebra Eventos, no Centro, com as presenças da Gerente Nacional do Aprende Brasil, Elen Goulart; e da Secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia Cartelli. Em seguida, os professores assistirão à palestra "Letramento e Alfabetização: propostas e desafios", ministrada pela alfabetizadora Maria Otília Leite Wandresen.
 
À tarde, a partir das 13h30, acontecem os minicursos na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), que trarão temas específicos voltados para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II. Simultaneamente, os gestores de ensino da região participam de debate sobre os desafios da administração pública na alfabetização. Confira abaixo a programação completa.
 
Referência em todo o País, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em mais de 2.800 escolas públicas, em 232 municípios. Em Campo Mourão, o Aprende Brasil atende a mais de 8.500 alunos, que utilizam recursos e ferramentas como o Portal Aprende Brasil, uma importante ferramenta explorada por alunos e professores.
 
Por meio do www.aprendecampomourao.com.br, a Secretaria de Educação e as escolas interagem com os alunos usando a internet em ambientes de aprendizagem. O Portal oferece atividades interativas, recursos multimídia, obras literárias, enciclopédias, dicionários virtuais, simuladores, reportagens, conteúdos curriculares, ferramentas inteligentes de busca, sugestões de atividades para a sala de aula e entre outros conteúdos.
 
 
1º Fórum Municipal de Alfabetização e Letramento
Data: 29/6/2012, às 8h
Locais: Espaço Celebra Eventos (Abertura) - Av. Miguel Luiz Pereira, 1335. Campo Mourão-PR/ Fecilcam (Minicursos) - Av. Comendador Norberto Marcondes, 733. Campo Mourão – PR

Programação:
Manhã:
8h - Abertura
Elen Goulart - Gerente Nacional do Sistema de Ensino Aprende Brasil
Rita de Cássia Cartelli de Oliveira - Secretária Municipal de Educação
 
8h30 - Palestra
Maria Otília Wandresen - Alfabetizadora e autora da coleção Linhas e Entrelinhas - "Letramento e Alfabetização: propostas e desafios"
 
10h - Coffe Break
 
10h30 - Debate
Maria Otília Leite Wandresen
Mediação: Emilene Novak
 
11h30 - Encerramento
 
Tarde
13h30 - Minicursos
Educação Infantil
1 - Contextos significativos de aprendizagem na Educação Infantil - Profª Maria Neve
2 - Contextos significativos de aprendizagem na Educação Infantil - Profª Selma Meirelles
3 - Contextos significativos de aprendizagem na Educação Infantil - Profª Michelle Taborda
 
Ensino Fundamental I
1 - Contextos de Alfabetização no 1ºª ano - Profª Daniele Bonamin Flores
2 - Alfabetização Ortográfica: aprender e ensinar - Profª Lucienne Lautenschlager
3 - Alfabetização Ortográfica: aprender e ensinar - Profª Vanessa Fonseca
4 - Alfabetização Ortográfica: aprender e ensinar - Profª Cristina Monteiro
5 - Alfabetização Ortográfica: aprender e ensinar - Profª Rosemara Vicente
 
Ensino Fundamental II
1 - Quando os problemas persistem: Alfabetização ortográfica para o Ensino Fundamental II - Profª Irene Boschiero
 
Gestores:
1 - Alfabetização e Letramento, quais os desafios para os gestores? - Profª Maria Otília Leite Wandresen
 
SOBRE A EDITORA POSITIVO – Fundada em 1979, a Editora Positivo é especializada no segmento educacional e concentra toda a produção editorial do Grupo Positivo. A empresa edita, publica e comercializa livros didáticos, paradidáticos e de literatura, atlas e dicionários, com destaque para o dicionário mais importante da língua portuguesa, o Dicionário Aurélio, e está presente em cerca de 4 mil escolas particulares e públicas do Brasil e do Japão com o Sistema Positivo de Ensino e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. Na base de produção, conta com um centro de pesquisas próprio, no qual mais de 200 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento prestam suporte e respaldo intelectual ao desenvolvimento das obras e de novos produtos. O Grupo Positivo, do qual a Editora Positivo faz parte, é a maior corporação de Educação do Brasil, conta com mais de 7,5 mil colaboradores e mantém negócios em países da América, da Ásia, da África e da Europa. 
 
More articles :

» Senhoras de rotarianos se reúnem em Campos do Jordão

Desde o último dia 16, quinta-feira um grupo de 9 senhoras de rotarianos está em Campo do Jordão, participando do Encontro Nacional da Amizade, que reúne esposas de rotarianos de todo país.

» Sistema Campo Limpo destina mais de seis mil ton. de embalagens vazias de defensivos no Paraná

Quantidade de embalagens retiradas do campo paranaense representa 12% do total encaminhado no Brasil De janeiro a julho de 2012, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), formado por agricultores,...

» PC Siqueira participa de evento em Curitiba

O apresentador da MTV, PC Siqueira, foi um dos destaques da segunda edição do Curitiba Social Media (CSM), realizado no último sábado (23) na capital paranaense.

» Site faz ranking inédito de políticos brasileiros e convida público para participar

Em 2012 haverá eleição de prefeitos e vereadores e, mais uma vez, é fundamental que o público vote bem para levar ao poder pessoas honestas e comprometidas com o desenvolvimento do país.Eleitores interessados em conhecer melhor os políticos...

» Cianortense capota carro na PR-558 próximo a Campo Mourão

Na tarde desta segunda feira(18), por volta das 14h45, um veiculo GM/CELTA  com placas AOU-4201 de Maringá, conduzido por Rhuan Douglas Aylon, 27 anos, capotou no km 04 da PR-558 entre Araruna e Campo Mourão próximo a comunidade Santa Lucia .