anuncie-aqibaner_guia
 personal-info

Tempo

RSS

Cianorte News Cianorte News

Assine nossa Newsletter

Nome:

Email:



AMO O TEMPO
Seg, 20 de Agosto de 2012 09:25
Permita-se ficar diante de um relógio e olhe, atentamente, para ele. Veja como rodam os ponteiros sem piedade, sem interrupção, sem constrangimentos, sem punição. É o trabalho mecânico, impessoal dos ponteiros, é o tic-tac sem parar que pode nos conduzir a uma profunda reflexão sobre o passar do tempo e o que ele é capaz de fazer conosco.

Pode nos transformar em seres racionais generosos, pode nos tolher de toda a nossa liberdade, pode nos transformar em bichos, cuja mente e poder é inescrutável, incapaz de se penetrar na profundidade dos desejos de cada um. O tempo é o culpado, sim, de todas estas transformações. Se o tempo parasse seríamos todos iguais ao que sempre fomos, com nossas angústias, com nossas alegrias e nossos paradoxos. Mas seria muito chato conviver com uma humanidade sempre igual. Acho que é por isto que o tempo resolveu se mexer, e, continuamente, avança, causando perplexidade a quem se olha no espelho. Eu que não boba parei de olhar no espelho, pois no espelho a gente se vê nua, despida de preconceitos, tal como somos, sem tirar e nem por. Já prestou atenção na imagem que se vê através do espelho do tempo? O chronos é implacável; ontem fomos de um jeito, hoje somos de outro e amanhã seremos diferentes, mudanças audazes da sequência fatal do tempo. O tempo além de atravessar o espelho ele atravessa também nossa alma e nos põe diante da nossa própria nudez, tal como o espelho nos põe. Aí, só não vê quem quer se ver mesmo.
 
Aí me lembro de Platão, o grego filósofo que criou o mito do retorno do tempo. Para ele o perpassar de nossa vida obedece a um movimento cíclico e repetimos no presente o que fomos no passado. Isto é um grande consolo, pois, anula o peso do passado. Errou Platão, pois a cada dia que passa somos um ser diferente, na pele, no cheiro, no vestir, no pensar, no agir, não nos repetimos. Ficamos piores ou melhores, depende da intenção de cada um, mas não retornamos no tempo, como uma mola cíclica que leva para trás e depois atira para a frente.
 
Enquanto estamos no “hoje”, estamos vivenciando a experiência de “ser” tal como somos, mas não podemos nos esquecer de que o tempo tem outras dimensões: que são lineares: o passado, o presente e o futuro. “Ser” corresponde ao “hoje”, o “Vir a Ser”, é o “Devir”, completa-se no amanhã, por isto mesmo não somos no amanhã o que somos hoje. Complexo, não? E o homem em sua condição de mortalidade pode tornar penosa sua vida quando a dor de hoje passa muito devagar e a alegria que mora no amanhã é rápida e fugaz.
 
Somos feitos da mesma natureza de Deus e o tempo nos dá um quê de santidade e perfeição, se soubermos gerir o tempo na grandeza de Deus. Usar o tempo para a grandeza do homem é tornar-se menor, é resumir-se aos bens materiais, quando diante de nós tantas oportunidades se completam no dia a dia quando somos generosos. Assim o passar do tempo, inexorável, também será generoso para quem olhá-lo com complacência.
Entretanto, a ditadura do tempo não exige o abandono da vida e chega de se refugiar no mundo dos conceitos para segurar minha tristeza e minha solidão...
 
Izaura Aparecida Tomaroli Varella
Advogada e Professora - e-mail: [email protected]
 
More articles :

» TRE-RJ começa temporada de concursos para Tribunais

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) abriu concurso público para provimento de 19 vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, sendo nove vagas para Analista...

» O amor de Lara e Cleiton

Um dos mais belos casamentos deste ano foi o que uniu Lara Beatriz, filha de Eliab Vieira Moreno e Edna Ruiz Guimarães Moreno, e Cleiton de Souza, filho de Vera Lúcia de Souza e José Fernandes de Souza, realizado no dia 09 de junho.

» Não temos tempo a perder. A transição precisa começar agora

Por Kit Vaughan* Nosso planeta está em um estado precário. O caminho rumo à sustentabilidade está mais fora do trilho que há 20 anos, quando a primeira conferência das Nações Unidas aconteceu no Rio.  Em 92 já sabíamos quais eram...

» Catuaí presenteia namorados com um ano de cinema grátis

Concurso de fotos termina às 22h desta terça-feira e o  resultado será divulgado no dia 14Que tal um par de ingressos por semana, por um ano, para assistir qualquer filme em cartaz nos cinemas do Catuaí Maringá? Esse presente pode ser seu!...

» EXIGÊNCIAS PARA SER BOM NAMORADO

Se tu tens a intenção de ser bom namorado, há de ser perfumado. Há quem deteste homens que exalam seu próprio cheiro de homem viril. É mister dar nuances menores no aroma do macho, sem ser vulgar.