anuncie-aqibaner_guia
 personal-info

Tempo

RSS

Cianorte News Cianorte News

Assine nossa Newsletter

Nome:

Email:



Jussara registra segunda morte por dengue
Escrito por juliano secolo   
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais uma morte por dengue no Paraná. De acordo com o boletim divulgado segunda-feira (20), a vítima foi um idoso de Jussara, na região Noroeste do Paraná. Quatorze pessoas morreram pela doença desde agosto do ano passado, quando começou o ano epidemiológico.
De acordo com o relatório, o paciente tinha 67 anos e fazia tratamento contra problemas cardíacos. Além desse agravante, a Sesa informou que a vítima teria demorado três dias para procurar atendimento médico. Esta foi a segunda morte ocorrida por dengue em Jussara e na regional de Cianorte. Também foram registradas mortes nas regiões de Campo Mourão (8 casos), Maringá, Umuarama, Paranavaí e Londrina (uma cada).
Dentre os 14 mortos, 10 tinham mais de 60 anos. O médico da Sesa Enéas Cordeiro, acredita que a maior letalidade entre idosos pode estar ligada à procura tardia de atendimento médico após os primeiros sintomas de dengue. “A evolução do quadro clínico do paciente varia de acordo com cada pessoa. Contudo, com os idosos é preciso ter um cuidado maior porque a saúde deles poder estar debilitada e o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento”, explicou em entrevista para a Agência Estadual de Notícias (AEN).
Outro fator comum entre a maioria dos óbitos no Paraná é a existência de comorbidade, ou seja, a presença de outra doença que pode ter contribuído para o agravamento do quadro clínico do paciente.
Regionais somam mais de 30 mil casos de dengue
As regiões Noroeste e Centro-Oeste do Paraná já superaram a marca de 30 mil casos de dengue confirmados. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desde agosto do ano passado - quando começou o ano epidemiológico -, as regionais de Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Paranavaí e Cianorte já registraram 32.087 casos das 40.688 confirmações do Paraná.
A cidade de Paranavaí foi a que registrou o maior número de casos (10.327), seguida por Peabiru (2.360) e Campo Mourão (2.337). Já os municípios com maior número de casos notificados (suspeitos) foram Paranavaí (10.655), Campo Mourão (6.485) e Londrina (5.962).
De acordo com o novo boletim, apenas seis municípios do Paraná apresentam incidência epidêmica neste mês de maio: Santa Inês, Santo Antônio do Caiuá, Tamboara, Douradina, Icaraíma e Francisco Alves. (Com informações da Gazeta do Paraná)
 
 
More articles :

» Go Skateboarding Day é sucesso em Jussara

Apesar do frio que fez neste domingo, um grande número de praticantes do skate marcaram presenta no Go Skateboarding Day em Jussara. O evento foi realizado na quadra esportiva do Colégio Senador Moraes de Barros.

» ROCAM prende dois suspeitos de tráfico em Jussara

Na noite da última sexta-feira (14), Policiais Militares da equipe ROCAM, prenderam dois homens suspeitos de tráfico de entorpecentes na cidade de Jussara. Denúncias colaboraram para que a policia estourassem mais uma boca de fumo naquela cidade.

» Rapaz é esfaqueado por adolescente em Jussara

Um jovem de 22 anos foi esfaqueado por um adolescente de 13 na praça da igreja de Jussara na noite do último sábado. De acordo com a Policia Militar do destacamento de Jussara, o menor estava sendo ameaçado pela vítima, inclusive com mensagens...

» PETI de Jussara comemora sucesso de Feijoada Beneficente

No último sábado (15) foi realizada em Jussara a Feijoada Beneficente do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI), e os organizadores do evento comemoram o sucesso da promoção.

» Câmara de Vereadores entregará três títulos de Cidadania nesta segunda

Serão agraciados coma a homenagem Belmiro Magron, Pe. Luiz da Silva Pereira e Luzinete Leite de AlmeidaA Câmara de Vereadores faz nesta segunda-feira sessão solene para a entrega de três títulos de Cidadania de Cianorte. Serão agraciados...