anuncie-aqibaner_guia
 personal-info

Tempo

RSS

Cianorte News Cianorte News

Assine nossa Newsletter

Nome:

Email:



Operadoras de planos de saúde falam em reajuste maior em 2013
Escrito por Cianorte News   
A perspectiva de ganhos menores deve ser usada como argumento das operadoras de planos de saúde para exigir reajustes mais elevados a seus clientes: a receita do setor deve crescer menos em 2012, e as despesas com tratamentos subiram nos primeiros nove meses do ano. A estimativa e o dado são da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), que representa as empresas, mas coincidem com as previsões da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o setor. 
“A tensão nesta corda está sendo esticada e, frente ao que está acontecendo com as despesas, não há como imaginar que esses planos coletivos não tenham reajustes importantes”, diz José Cechin, diretor executivo da Fenasaúde. 
 
A receita das operadoras deve avançar 11,7% em 2012, para R$ 94,4 bilhões, segundo Cechin. Ainda é uma taxa chinesa, como é o comum no setor – que de 2002 até hoje só não viu a arrecadação crescer acima dos dois dígitos em 2009 ( gráfico abaixo ).  Mas o resultado do ano passado deve ser menor do que os 13% de 2011 e ser o mais baixo índice desde 2009, na previsão do diretor executivo da Fenasaúde.
 
A alta expressiva, mas menor, é atribuído ao desempenho da economia no ano passado. O PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 0,9% em 2012 – a menor taxa desde 2009. Mas, como foi puxado pelo setor de serviços, que é mais intensivo em mão de obra, garantiu um desempenho positivo aos planos de saúde. Para Leandro Fonseca, diretor-adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, o crescimento da receita talvez fique abaixo dos 10%.
 
Por outro lado, segundo Cechin, as operadoras registraram, em 2012, alta na taxa de sinistralidade – a razão entre as despesas das operadoras com a assistência prestada aos beneficiários. O índice começou o ano em 79%, subiu para 82% no segundo trimestre e chegou a 84% no terceiro. A trajetória de alta soma-se, como argumento, aos resultados de um estudo, divulgado no fim de fevereiro, que aponta alta de 16,4% nos custos médico-hospitalares entre junho de 2011 e junho de 2012, ante 6,1% da inflação geral medida pelo IPCA. O dado, levantado pelo IESS, é feito com base numa amostra dos planos de saúde individuais que representam 25% dos beneficiários desse segmento, que é minoritário no mercado de saúde suplementar do país. 
 
 
More articles :

» Vagas de Emprego - Agência Trabalhador de Cianorte - 05 de julho de 2013

Os interessados em candidatar-se às vagas devem procurar a Agência do Trabalhador de Cianorte Avenida Brasil, 646. As vagas estão sujeitas a alterações durante o expediente.

» Vagas de Emprego - Agência Trabalhador de Cianorte - 27 de junho de 2013

Os interessados em candidatar-se às vagas devem procurar a Agência do Trabalhador de Cianorte Avenida Brasil, 646. As vagas estão sujeitas a alterações durante o expediente.

» Unimed de Cianorte conquista o selo de Responsabilidade Social 2013.

Pelo 7º ano consecutivo a Unimed de Cianorte conquista a certificação de Responsabilidade Social, um sinal de reconhecimento aos projetos e ações desenvolvidas pela nossa cooperativa, que adota práticas sólidas para uma gestão focada nos...

» Agentes de Saúde da região recebem treinamento sobre como lidar com animais peçonhentos

O Corpo de Bombeiros deixou de fazer a captura de animais, tarefa que passa a ser atribuição das Prefeituras e da Polícia Ambiental. Assim a Secretaria Estadual de Saúde está promovendo uma série de treinamentos pelo Paraná, orientando...

» Vagas de Emprego - Agência Trabalhador de Cianorte - 26 de junho de 2013

Os interessados em candidatar-se às vagas devem procurar a Agência do Trabalhador de Cianorte Avenida Brasil, 646. As vagas estão sujeitas a alterações durante o expediente.